Curso Nível V
Apresentação
O Curso de Especialização Tecnológica em Técnicas e Gestão de Turismo pretende qualificar profissionais, conferindo-lhes competências cada vez mais solicitadas pelo mercado de trabalho nomeadamente na gestão das diferentes organizações que operam no sector do turismo.
A formação de quadros intermédios no campo de turismo responde a uma necessidade crescente de um sector de actividade que se perspectiva como um dos mais influentes no campo da criação de riqueza no nosso País. Essa formação visa preparar técnicos superiores capazes de responder duma forma decisiva e eficaz aos desafios que as organizações de índole turística vão enfrentar nos próximos tempos. Fenómenos como a alteração das tipologias turísticas nacionais, alteração dos padrões de consumo dos turistas, alteração da estrutura etária dos consumidores e a necessidade da descoberta de novos mercado emissores são factores, que per si, tornam necessário o incremento não só da oferta turística como dos níveis de qualidade da mesma.
Em termos previsionais, estima-se para o Turismo da Comunidade Europeia, na próxima década, uma taxa de crescimento anual de 4% e a criação de 3 milhões de novos postos de trabalho. Apesar de toda esta dinâmica observa-se que os múltiplos e exigentes desafios que se colocam ao turismo em Portugal, em particular nos domínios da gestão das empresas que operam o sector e no planeamento e ordenamento das áreas-destino, não tiveram ainda uma adequada expressão técnico-científica em cursos de licenciatura, exigindo uma continuada actualização de conhecimentos e crescente qualidade de serviço por parte de uma igualmente crescente e variada gama de técnicos, cuja escassez tem projectado a formação profissional, neste domínio, como área-chave da Política Nacional de Turismo.
Assim, pretende-se contribuir para o estudo das soluções mais adequadas para o futuro do Turismo em Portugal, e em especial na Região Norte, garantindo o aparecimento de agentes e técnicos de turismo capazes de liderar as transformações necessárias e urgentes num sector em forte expansão necessitando de abordagens cada vez mais rigorosas e profissionalizantes.
Perfil profissional que visa preparar o técnico em Técnicas e Gestão de Turismo
O Técnico em Técnicas e Gestão de Turismo é o profissional qualificado para o desempenho de funções técnicas e de chefia especializada nos domínios da promoção turística, das operações de agências de viagens (incluindo os transportes turísticos) e dos congressos e incentivos em empresas e organismos do sector, estando habilitado a desenvolver, promover e comercializar serviços e produtos turísticos diversificados, recorrendo a métodos e as técnicas inovadoras técnicas de marketing de promoção e de vendas.
Referencial de competências a adquirir:
Um estudante que completar a sua formação em Técnicas e Gestão de Turismo deverá ser capaz de:
- Conhecer e descrever os diferentes tipos de organizações turísticas que compõem o cluster do turismo, bem como os produtos turísticos actuais;
- Conhecer os principais mercados emissores de turistas e compreender a importância do domínio das línguas estrangeiras para o desempenho da sua actividade profissional, sendo capaz de se expressar e comunicar com diferentes tipos de clientes;
- Definir e implementar a políticas de promoção da empresa, relativa a produtos e serviços, preços, distribuição, promoção, publicidade e venda;
- Conceber produtos e serviços turísticos para venda;
- Coordenar e executar os serviços de promoção e venda de produtos e serviços turísticos em agências de viagens e empresas de transporte turístico;
- Conhecer os diplomas legais que regulamentam o sector e as suas implicações para as organizações do sector turístico;
- Definir e implementar metodologias de organização de eventos especiais, como congressos, seminários, exposições, feiras, mostras e outros;
- Utilizar um sistema informático de reservas (Galileu) e dominar os diferentes tipos de operações turísticas;
- Conhecer as diferentes técnicas de direcção e controlo das diferentes actividades hoteleiras;
- Trabalhar em equipa, quando para tal requisitado;
- Conhecer e saber aplicar as boas práticas de saúde, segurança e higiene do trabalho no seu ambiente de trabalho;
- Conhecer e saber aplicar as práticas da segurança e higiene alimentar;
- Demonstrar competência para prosseguir os estudos de formação mais avançada.
Duração
- Formação em sala: 1020 horas;
- Formação em contexto de trabalho (estágio): 600 horas.
Vagas
- 20-40 alunos por turma.
- Curso disponível em Gaia
Horário
Diurno - 9H às 14H
Calendário lectivo
Inicio: Consulte o Calendário do Ano lectivo em vigor
Informações
Plano de Estudos
Unidade de Formação | Horas | Créditos |
---|---|---|
Total | 1620 | 80 |
Expressão Oral e Escrita | 60 | 3 |
Inglês | 90 | 5 |
Introdução à Gestão | 100 | 6 |
Legislação do Turismo | 50 | 3 |
Itinerários Turísticos | 125 | 7 |
Promoção e Vendas | 50 | 3 |
Prática Profissional de Operações Turísticas | 160 | 9 |
Métodos Quantitativos | 60 | 3 |
Contabilidade Geral | 74 | 4 |
Animação Turística | 50 | 3 |
Segurança no Trabalho, Sistemas de Segurança Alimentar | 75 | 4 |
Projecto de Concepção | 125 | 6 |
Estágio | 600 | 24 |
Creditações
CET | Licenciaturas do ISLA | ||
---|---|---|---|
Técnicas e Gestão de Turismo | Turismo | ||
Unidades de Formação | Creditação à Licenciatura | Ano | ECTS |
Itinerários Turísticos | Itinerários Turísticos I | 3º | 5 |
Promoção e Vendas | Organização de Eventos e Animação Turística | 3º | 6 |
Animação Turística | |||
Inglês | Língua Inglesa I | 1º | 4 |
Prática Profissional de Operações Turísticas | Técnicas de Operações Turísticas e Sistemas de Reserva I | 3º | 6 |
Prática Profissional de Operações Turísticas | Técnicas de Operações Turísticas e Sistemas de Reserva II | 3º | 3 |
Introdução à Gestão | Gestão das Organizações | 2º | 5 |
Contabilidade Geral | |||
29 |
CET | Licenciaturas do ISLA | ||
---|---|---|---|
Técnicas e Gestão de Turismo | Gestão deEmpresas | ||
Unidades de Formação | Creditação à Licenciatura | Ano | ECTS |
Métodos Quantitativos | Estatística | 2º | 4 |
Projecto de Concepção | |||
Introdução à Gestão | Gestão das Organizações | 2º | 5 |
Contabilidade Geral | |||
9 |
CET | Licenciaturas do ISLA | ||
---|---|---|---|
Técnicas e Gestão de Turismo | Gestão de Recursos Humanos | ||
Unidades de Formação | Creditação à Licenciatura | Ano | ECTS |
Métodos Quantitativos | Métodos Quantitativos I | 1º | 6 |
Projecto de Concepção | |||
Introdução à Gestão | Gestão das Organizações | 2º | 5 |
Contabilidade Geral | |||
11 |
Sem comentários:
Enviar um comentário