Descrição geral
Gerir as operações de comércio internacional contribuindo para o desenvolvimento internacional sustentável da empresa.Atividades principais
- Realizar uma monitorização comercial internacional permanente (pesquisa documental)
- Recolher dados e informações sobre mercados externos (pesquisa no terreno)
- Preparar instrumentos e relatórios para o processo de tomada de decisão
- Efetuar prospeções de mercado e ajustamento da oferta comercial da empresa
- Gerir as vendas em contexto internacional (exportação).
- Assegurar o acompanhamento do cliente pós-venda
- Identificar e compilar base de dados de potenciais fornecedores
- Gerir as compras em contexto internacional (importação).
- Coordenar os serviços de apoio à importação e à exportação.
- Assegurar o acompanhamento administrativo, processual e documental das operações internacionais
- Coordenar o controlo da qualidade e garantir a utilização de práticas legais e éticas
- Desenvolver processos de comunicação que integrem elementos multiculturais
- Gerir relações profissionais em contexto multicultural.
- Elaborar estudos de mercado relativos aos segmentos estratégicos do mercado alvo da empresa, posicionamento e estratégia de marketing nos mercados externos.
Conhecimentos
- Conhecimentos especializados do contexto Económico e geopolítico
- Conhecimentos especializados do contexto regulamentar e jurídico do comércio internacional
- Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de negociação.
- Conhecimentos profundos de ferramentas de apoio à venda (técnicas de argumentação, suportes de apoio à venda, …).
- Conhecimentos especializados de relatórios comerciais
- Conhecimentos especializados de custos, margens, preços e tarifas aduaneiras.
- Conhecimentos fundamentais de análise estatística das vendas.
- Conhecimentos fundamentais de orçamento de tesouraria e de vendas.
- Conhecimentos fundamentais de faturação, IVA
- Conhecimentos fundamentais de línguas estrangeiras.
- Conhecimentos fundamentais de informática / TIC
- Conhecimentos profundos de Marketing Internacional
- Conhecimentos especializados de comunicação
- Conhecimentos fundamentais de língua e cultura portuguesa
- Conhecimentos fundamentais de higiene e segurança
Aptidões
- Identificar e selecionar os mercados-alvo, de acordo com as características específicas dos mercados estrangeiros.
- Avaliar o “valor” dos atuais clientes.
- Analisar, organizar, avaliar e acompanhar a prospeção
- Criar, gerir e atualizar uma rede multicultural de contactos relevantes.
- Dinamizar uma rede de vendas e uma carteira de clientes
- Preparar e organizar a venda.
- Propor a redefinição das orientações comerciais em função dos resultados, da satisfação dos clientes e das alterações do ambiente externo à empresa.
- Aplicar técnicas de negociação, numa língua estrangeira, com clientes/parceiros estrangeiros.
- Dinamizar uma rede de contactos multicultural
- Comunicar para preparar a decisão
Atitudes
- Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços.
- Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade.
- Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados.
- Demonstrar autonomia na tomada de decisão.
- Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto.
- Demonstrar capacidade de liderança
- Adaptar a linguagem às características dos interlocutores.
- Comunicar com os contactos, utilizar e aumentar a rede de contactos profissionais
Condições de acesso
Segundo o Decreto-Lei nº 43/2014, de 16 de março, podem candidatar-se a CTeSP:
- Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Candidatos aprovados através do regime de ingresso dos maiores de 23 anos;
- Os estudantes que, tenham obtido aprovação em todas as disciplinas do 10.º e 11.º ano de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, que tenham sido aprovados na prova de avaliação de capacidades realizada pela instituição de ensino superior;
- Os titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
2 Anos (4 Semestres) / 120 ECTS
A conclusão de um CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional creditável para efeitos de prosseguimento de estudos superiores, no ISLA.
Vagas
20 alunos por turma.Horário
Laboral / Pós LaboralInformações
João PauloPlano de Estudos
Unidade de Formação | Horas | ECTS | Ano/Semestre |
Português e técnicas de comunicação empresarial | 25 | 4 | 1.º ano |
Língua Espanhola no quotidiano | 25 | 4 | 1.º ano |
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - conceitos básicos | 25 | 4 | 1.º ano |
Gestão das Organizações | 50 | 4 | 1.º ano |
Gestão de Equipas | 25 | 3 | 2.º ano |
Gestão do tempo e organização do trabalho | 25 | 3 | 2.º ano |
Comércio e organização empresarial | 25 | 4 | 1.º ano |
Marketing internacional e estudos de mercado | 50 | 3 | 1.º ano |
Tecnologias de informação e comunicação | 50 | 4 | 1.º ano |
Sistemas de informação de suporte à gestão das operações de comércio internacional | 25 | 3 | 1.º ano |
Relações comerciais - prospeção | 25 | 3 | 2.º ano |
Relações comerciais - propostas e instrumentos de gestão e monitorização da atividade comercial | 25 | 3 | 1.º ano |
Relações comerciais - propostas e instrumentos de gestão e monitorização da atividade comercial | 50 | 3 | 2.º ano |
Atendimento e serviço pós-venda | 25 | 2 | 2.º ano |
Gestão das importações e aprovisionamentos | 50 | 3 | 1.º ano |
Aprovisionamentos - novas tecnologias e instrumentos de gestão das compras | 25 | 2 | 1.º ano |
Comércio internacional - enquadramento | 50 | 3 | 1.º ano |
Comércio internacional - operações financeiras e sistemas de seguros | 50 | 3 | 1.º ano |
Comércio internacional - fiscalidade e gestão dos riscos | 50 | 3 | 2.º ano |
Comércio internacional - incoterms | 25 | 3 | 1.º ano |
Gestão e comunicação intercultural | 25 | 2 | 2.º ano |
Direito internacional | 50 | 3 | 2.º ano |
Economia internacional | 25 | 4 | 1.º ano |
Língua espanhola – atividade empresarial | 25 | 4 | 2.º ano |
Língua inglesa – atividade empresarial | 25 | 4 | 2.º ano |
Língua espanhola – atividade comercial e comércio internacional | 25 | 4 | 1.º ano |
Língua inglesa - atividade comercial e comércio internacional | 25 | 5 | 1.º ano |
Estágio | 600 | 30 | 2.º ano |
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