quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

CTeSP - Técnico Superior Profissional em Comércio Internacional

Descrição geral

Gerir as operações de comércio internacional contribuindo para o desenvolvimento internacional sustentável da empresa.

Atividades principais

  • Realizar uma monitorização comercial internacional permanente (pesquisa documental)
  • Recolher dados e informações sobre mercados externos (pesquisa no terreno)
  • Preparar instrumentos e relatórios para o processo de tomada de decisão
  • Efetuar prospeções de mercado e ajustamento da oferta comercial da empresa
  • Gerir as vendas em contexto internacional (exportação).
  • Assegurar o acompanhamento do cliente pós-venda
  • Identificar e compilar base de dados de potenciais fornecedores
  • Gerir as compras em contexto internacional (importação).
  • Coordenar os serviços de apoio à importação e à exportação.
  • Assegurar o acompanhamento administrativo, processual e documental das operações internacionais
  • Coordenar o controlo da qualidade e garantir a utilização de práticas legais e éticas
  • Desenvolver processos de comunicação que integrem elementos multiculturais
  • Gerir relações profissionais em contexto multicultural.
  • Elaborar estudos de mercado relativos aos segmentos estratégicos do mercado alvo da empresa, posicionamento e estratégia de marketing nos mercados externos.

Conhecimentos

  • Conhecimentos especializados do contexto Económico e geopolítico
  • Conhecimentos especializados do contexto regulamentar e jurídico do comércio internacional
  • Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de negociação.
  • Conhecimentos profundos de ferramentas de apoio à venda (técnicas de argumentação, suportes de apoio à venda, …).
  • Conhecimentos especializados de relatórios comerciais
  • Conhecimentos especializados de custos, margens, preços e tarifas aduaneiras.
  • Conhecimentos fundamentais de análise estatística das vendas.
  • Conhecimentos fundamentais de orçamento de tesouraria e de vendas.
  • Conhecimentos fundamentais de faturação, IVA
  • Conhecimentos fundamentais de línguas estrangeiras.
  • Conhecimentos fundamentais de informática / TIC
  • Conhecimentos profundos de Marketing Internacional
  • Conhecimentos especializados de comunicação
  • Conhecimentos fundamentais de língua e cultura portuguesa
  • Conhecimentos fundamentais de higiene e segurança

Aptidões

  • Identificar e selecionar os mercados-alvo, de acordo com as características específicas dos mercados estrangeiros.
  • Avaliar o “valor” dos atuais clientes.
  • Analisar, organizar, avaliar e acompanhar a prospeção
  • Criar, gerir e atualizar uma rede multicultural de contactos relevantes.
  • Dinamizar uma rede de vendas e uma carteira de clientes
  • Preparar e organizar a venda.
  • Propor a redefinição das orientações comerciais em função dos resultados, da satisfação dos clientes e das alterações do ambiente externo à empresa.
  • Aplicar técnicas de negociação, numa língua estrangeira, com clientes/parceiros estrangeiros.
  • Dinamizar uma rede de contactos multicultural
  • Comunicar para preparar a decisão

Atitudes

  • Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços.
  • Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade.
  • Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados.
  • Demonstrar autonomia na tomada de decisão.
  • Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto.
  • Demonstrar capacidade de liderança
  • Adaptar a linguagem às características dos interlocutores.
  • Comunicar com os contactos, utilizar e aumentar a rede de contactos profissionais

    Condições de acesso

    Segundo o Decreto-Lei nº 43/2014, de 16 de março, podem candidatar-se a CTeSP:
    • Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
    • Candidatos aprovados através do regime de ingresso dos maiores de 23 anos;
    • Os estudantes que, tenham obtido aprovação em todas as disciplinas do 10.º e 11.º ano de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, que tenham sido aprovados na prova de avaliação de capacidades realizada pela instituição de ensino superior;
    • Os titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

    Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

    2 Anos (4 Semestres) / 120 ECTS
    A conclusão de um CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional creditável para efeitos de prosseguimento de estudos superiores, no ISLA.

    Vagas

    20 alunos por turma.

    Horário

    Laboral / Pós Laboral

    Informações

    João Paulo Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

    Plano de Estudos

    Unidade de Formação

    Horas

    ECTS

    Ano/Semestre

    Português e técnicas de comunicação empresarial2541.º ano
    Língua Espanhola no quotidiano2541.º ano
    Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - conceitos básicos2541.º ano
    Gestão das Organizações5041.º ano
    Gestão de Equipas2532.º ano
    Gestão do tempo e organização do trabalho2532.º ano
    Comércio e organização empresarial2541.º ano
    Marketing internacional e estudos de mercado5031.º ano
    Tecnologias de informação e comunicação5041.º ano
    Sistemas de informação de suporte à gestão das operações de comércio internacional2531.º ano
    Relações comerciais - prospeção2532.º ano
    Relações comerciais - propostas e instrumentos de gestão e monitorização da atividade comercial2531.º ano
    Relações comerciais - propostas e instrumentos de gestão e monitorização da atividade comercial5032.º ano
    Atendimento e serviço pós-venda2522.º ano
    Gestão das importações e aprovisionamentos5031.º ano
    Aprovisionamentos - novas tecnologias e instrumentos de gestão das compras2521.º ano
    Comércio internacional - enquadramento5031.º ano
    Comércio internacional - operações financeiras e sistemas de seguros5031.º ano
    Comércio internacional - fiscalidade e gestão dos riscos5032.º ano
    Comércio internacional - incoterms2531.º ano
    Gestão e comunicação intercultural2522.º ano
    Direito internacional5032.º ano
    Economia internacional2541.º ano
    Língua espanhola – atividade empresarial2542.º ano
    Língua inglesa – atividade empresarial2542.º ano
    Língua espanhola – atividade comercial e comércio internacional2541.º ano
    Língua inglesa - atividade comercial e comércio internacional2551.º ano
    Estágio600302.º ano


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