O estudo desenvolvido por investigadores da Universidade de Montreal e publicado no Journal Cancer Epidemiology está a dar que falar. Em causa está a possibilidade de homens que tenham tido mais parceiras sexuais poderem ter menos riscos de contrair cancro na próstata.
Um estudo desenvolvido por investigadores da Universidade de Montreal sugere que ter sexo com pelo menos 20 mulheres protege os homens de cancro da próstata, adianta o britânico The Telegraph.
O estudo envolveu mais de 3.200 homens durante um período de quatro anos – entre 2005 e 2009 – e a investigadora responsável, Marie-Elise Parent sugere que ter “mais parceiras sexuais poderá resultar numa maior frequência de ejaculações”, as quais terão “um efeito protetor” contra este tipo de cancro, como outros estudos já sugeriram.
Nas conclusões do estudo refere-se que homens que dormiram com mais de 20 mulheres ao longo do tempo reduziram em quase um terço (cerca de 28%) o risco de desenvolver cancro na próstata, tendo ainda menos 19% de probabilidades de virem a desenvolver a forma mais agressiva deste tipo de cancro, explica a mesma publicação, que adianta ainda que os investigadores desta universidade canadiana acreditam que as relações sexuais, nesta questão, protegem os homens, mas também que os homens mais promíscuos terão também mais sexo do que os que vivem numa relação monogâmica.
No entanto, o estudo não funciona como simples ‘convite’ a que os homens sejam mais ativos sexualmente. Questionada sobre se as autoridades responsáveis pela saúde pública deveriam recomendar que os homens dormissem com muitas mulheres ao longo da vida, Marie-Elise Parent diz: “Ainda não estamos nesse ponto”.
Em sentido oposto, homens homossexuais que dormiram com mais de 20 homens viram os seus riscos de cancro na próstata duplicar, quando comparados com homens que nunca tiveram sexo com outro homem, tendo também um risco maior de desenvolver o tipo de cancro da próstata mais agressivo.
Esta ligação entre número de parceiros sexuais e o impacto nas probabilidades de vir a contrair cancro da próstata está aqui a ser feita pela primeira vez, acrescenta ainda a mesma publicação.
Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/mundo/297781/sexo-com-mais-de-20-mulheres-reduz-risco-de-cancro-na-pr%C3%B3stata
Sem comentários:
Enviar um comentário