quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Género Igualdade entre homens e mulheres? "Talvez" em 2095

O World Economic Forum tem avaliado a evolução da igualdade entre homens e mulheres no acesso às mais diversas variantes sócio-económicos e conclui que só “talvez” em 2095 as diferenças estejam completamente ‘apagadas’. Portugal melhorou mas ainda está no 39º lugar.


O Diário de Notícias dá conta das conclusões de um relatório do World Economic Forum, que realça que o fosso entre géneros tem diminuído desde 2006. Ainda assim, existem recuos em vários países. Portugal melhorou, mas está ainda num modesto 39º lugar.

A conclusão mais alarmante é que o intervalo ainda não foi completamente preenchido em nenhum país. Mas há casos extremamente positivos, nomeadamente na Europa do Norte, mas também a Nicarágua, o Ruanda e as Filipinas, que entraram para o top 10 deste rankn de igualdade. A Islândia é a grande líder.

O relatório, fazendo as contas aos oito anos de avaliação já feitos, faz também uma estimativa a muito longo prazo: só em 2095, ou seja daqui a 81 anos, é que este intervalo entre géneros estará completamente mitigado. Uma estimativa acompanhada de um “talvez”.

No final da lista surge o Iémen e, embora na maioria dos países se tenham verificado melhorias – algumas mais visíveis do que outras – há também casos de países onde as desigualdades de géneros aumentaram, casos da Croácia, Jordânia, Mali e Tunísia, entre outros.

O Reino Unido, por exemplo, acabou por descer oito lugares no ranking, para o 26º lugar. Nos lugares imediatamente à frente de Portugal surgem países como o Lesoto (38º), o Quénia (37º) e  Espanha (29º), num ranking que avalia fatores como os salários, oportunidades de emprego, acesso a educação, saúde, cargos de liderança e esperança média de vida, entre outros.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/pais/297633/igualdade-entre-homens-e-mulheres-talvez-em-2095

Sem comentários:

Enviar um comentário