‘Habenula medial dorsal’. Este palavrão é a parte minúscula do seu cérebro que lhe diz que ‘não’ quando pensa em levantar-se para fazer exercício e não lhe apetece. A descoberta foi feita pelos Cientistas do Instituto de Pesquisa Infantil de Seattle que realizaram vários testes em ratos.
Cientistas do Instituto de Pesquisa Infantil de Seattle, que realizaram vários testes em ratos, conseguiram isolar a parte do nosso cérebro responsável pela ‘preguiça física’, ou a falta de vontade para praticar exercício. É que a Habenula medial dorsal, uma estrutura do cérebro dos ratos, bastante semelhante à que se encontra em seres humanos, é responsável por controlar este aspeto e os cientistas pensam que a descoberta pode ajudar no combate à depressão.
A pesquisa dividiu os ratos em dois grupos. No primeiro retirou-se a habenula medial dorsal. Apesar de lesionados, os ratos eram fisicamente capazes de correr, mas mostravam-se desmotivados e não realizam qualquer tarefa além das essências para se manterem vivos.
No segundo grupo, os animais podiam escolher entre duas rodas de exercício. Uma delas era perfeitamente normal. A segunda estimulava o cérebro, por intermédio de um laser ativado sempre que os ratos começavam a correr. Os ratos preferiam a roda que tinha o laser e que estimulava a habenula medial dorsal.
Os cientistas pensam que poderão usar estes conhecimentos para combater a depressão, já que o exercício físico é uma das terapias mais eficazes contra esta condição de saúde.
“O nosso trabalho demonstra que a habenula é parte de um sistema de motivação e regulação do humor. Agora, temos que descobrir o resto do sistema. Drogas que agem em neurotransmissores poderão atuar nessa área, mas isso ainda está além do nosso estudo”, afirmou Eric Turner, médico responsável pelo estudo, em declarações citadas pela Revista Galileu.
Sem comentários:
Enviar um comentário