quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Fotogaleria Oito hábitos saudáveis para adotar já!

Ter um estilo de vida saudável implica adotar uma alimentação equilibrada, colorida e, acima de tudo, ponderada. Ser saudável não é difícil e um pouco de rotina pode mesmo ajudar os mais preguiçosos a comer melhor. O Huffington Post elaborou uma lista dos oito hábitos saudáveis que deve adotar já.
 
Lisa Young é uma das nutricionistas mais conceituadas nos Estados Unidos e está empenhada em ajudar as pessoas a adotar um estilo de vida mais saudável. E para tal, nada melhor do que escolher hábitos saudáveis para a alimentação.
 
Ao Huffington Post, a também professora de Nutrição da Universidade de Nova Iorque diz-se contra as dietas e elabora uma lista com os oito hábitos saudáveis que se devem adotar já, ou então o mais rapidamente possível.
 
Criar uma rotina é fundamental para quem se aventura no mundo saudável, tão importante como a escolha dos alimentos a ingerir com mais frequência.
 
Clique nas imagens e fique a conhecer os hábitos que deve incluir na sua rotina diária.
 
 
Água! Beba água
Substituir aquelas bebidas doces e calóricas – por muito ‘natural’ que a embalagem diga – por água é meio caminho andado para ter um organismo saudável. E se achar aborrecido só beber água, pode sempre optar por temperá-la, colocando rodelas de limão, gengibre, hortelã ou até mesmo outros frutos. Continuará hidratado mas com mais sabor e menos açúcar do que os refrigerantes ou sumos de fruta.

Faça uma despensa saudável
Os petiscos, as batatas fritas, as bolachas ou aquelas barras de cerais com chocolate que tão à mão estão em qualquer parte da casa devem ser substituídos por uma despensa colorida e repleta de legumes, verduras e frutas frescas, assim como de cereais integrais, pães de trigo integral ou centeio e água. Se gosta de ter alimentos em várias zonas da casa, seja num armário da sala ou mesmo numa gaveta do quarto, opte por lá deixar alimentos integrais ou mesmo frutos secos. Quanto aos refrigerantes e produtos altamente calóricos ou açucarados, coloque-os o mais longe possível, de preferência naquele armário da cozinha que raramente usa por ser demasiado alto.
Aproveite as sobras
Se encheu em demasia o prato, sente-se cheio e ainda tem alguma comida a sobrar, não a coma. Guarde e reaproveite-a para outras refeições. Não se sinta na obrigação de deixar o prato vazio, mas também não deite a comida fora: reaproveitar é o ideal.
 
Coma sentado
Anda sempre a mil e nunca tem tempo para o que quer que seja? Pois bem, terá que encontrar aqueles vinte minutos para poder comer sentado. Segundo Lisa Young, quem come sentado tende a mastigar mais devagar e, por consequência, menos do que se estivesse de pé. Além disso, o facto de se parar para comer permite olhar para o prato e ter noção daquilo que se vai ingerir.
 

Faça uma pausa com… fruta
Se quer comer algo entre as refeições ou se sente aquele ‘ratinho’ no estômago de vez em quando, opte por peças de fruta ou até mesmo cenouras baby para petiscar, deixando de parte as bolachinhas e as batatas que guarda na gaveta do escritório. As bagas e aveia são também ótimos aliados do iogurte e podem ser excelentes snacks saudáveis.
Mantenha o prato colorido todos os dias
Aqui não conta o branco do arroz, o castanho da carne, o amarelo das batatas e o vermelho do Ketchup. Ter um prato colorido é saber jogar com os vários legumes e verduras, sendo que as diferentes cores de cada significam diferentes nutrientes. Alface, espinafres, rúcula, rabanetes, cenoura, tomate, agrião, milho, curgete e aipo são boas escolhas para pratos mais coloridos e saudáveis. E o desafio aqui está em saber cozinhá-los de várias formas de maneira a que estejam presentes na sua alimentação diariamente.
Seja verdadeiro consigo próprio
Não se engane nem deixe que o sentimento de culpa fale mais alto. Se mantém hábitos saudáveis mas não consegue resistir aquele quadradinho de chocolate depois do café, não se sinta mal por comê-lo. Adote uma postura de confiança e ponderação.
Mastigue bem
Se já come sentado, então aprenda agora a mastigar bem. Demorar pelo menos 15 minutos a comer o almoço ou o jantar é o ideal para que o cérebro saiba que o corpo está a comer e para que a sensação de fome não apareça com tanta facilidade.



 


Sem comentários:

Enviar um comentário