A vida de um criativo pode ser mais difícil do que se possa imaginar e as cores podem ser um dos seus maiores problemas. Pensar e criar uma marca implica a definição de uma imagem em que as cores podem ter um papel muito mais importante do que imaginávamos, refere o Entrepreneur.
As cores podem ter muito mais influências nas nossas preferências e escolhas do que possamos pensar, refere o Entrepreneur.
E é, por isso também, um dos aspetos mais relevantes no marketing, porque as cores influenciam também as nossas escolhas no momento de comprar algo.
O estudo ‘O impacto das cores em Marketing’ concluiu que 90% dos consumidores faz julgamentos sobre os produtos com base em aspetos ligados à cor.
Posto isto, na altura de escolher a imagem de uma marca há que ter em atenção que sentimento nos transmite uma determinada cor, bem como o gosto pessoas das pessoas tendo em conta o seu género, a sua cultura e as suas raízes.
De acordo com a psicóloga e professora Jennifer Aak existem cinco características principais que têm um papel fundamental na opinião que se cria sobre uma marca. São elas: sinceridade, entusiasmo, competência, sofisticação e robustez.
E existem cores que estão também associadas a estas características, como o castanho que se associa à robustez, o roxo com a sofisticação e o vermelho com o entusiasmo.
No entanto, lembra o Entrepreneur, a preferência de cores muda consoante o género da pessoa. Verifica-se que os homens, por exemplo, preferem cores como o azul, preto e verde, enquanto nas mulheres as cores que prevalecem são o azul, o roxo, o verde e vermelho. O roxo, por sua vez, é uma das cores que os homens menos gostam.
Os homens preferem tons mais fortes, enquanto as mulheres privilegiam tons pastéis.
E não são apenas as cores que têm influência nos nossos gostos, mas também os nomes que se dão às cores. Se não veja: porque não gostamos da palavra castanho, mas já não torcemos tanto o nariz a ‘mocha’ (outra designação para a mesma cor)?
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