Negociar é uma arte, mas para um pequeno
empreendedor pode ser uma questão de sobrevivência. É assim que se ganham ou
perdem negócios e que se constroem ou destroem relações.
Uma boa negociação é aquela em que as duas partes saem com a sensação de
que fizeram um bom negócio. E são estas negociações que ajudam a alargar a rede
de contactos, a reforçar relações e a lançar a semente para novas oportunidades
no futuro. O "Huffington Post" publicou sete técnicas da Goldman
Sachs para ajudar os empreendedores nesta área.
Conheça os seus objetivos
Antes de iniciar a conversa,
pense nas metas que tem em mente e qual a sua ordem de importância. Está à
procura do melhor preço ou de um fornecedor de confiança? Quer entrar num novo
mercado já ou prefere fazê-lo com o parceiro certo? Precisa de analisar os
objetivos de curto e longo prazo da startup e saber o que é mais importante
nesta fase, antes de iniciar a negociação.
Prepare-se antes da
reunião
Vá preparado com números e argumentos
que sustentem a sua oferta. Pesquise sobre a situação financeira do seu
interlocutor, estude o mercado e procure reunir detalhes de negociações
semelhantes. A sua posição sairá reforçada se usar bons argumentos, como
indicar qual a quota de mercado que a outra parte consegue se aceitar a sua
proposta ou quanto poderá poupar no final do ano com os seus serviços
Informe-se sobre a outra parte
Tente perceber que tipo de acordo
se encaixa melhor na sua forma de estar no mercado. Este conhecimento pode
ajudá-lo a levar uma proposta mais apelativa para a mesa de negociações. Se
outras empresas já lhe falaram que o seu interlocutor não gosta de estar sempre
à mesa de negociações, proponha, por exemplo, um contrato de dois ou três anos.
Escreva o que é bom para
ambos
Colocar no papel que resultados
seriam vantajosos para ambos ajuda a acelerar o processo. Podem descobrir
pontos em comum, como a estratégia de crescimento ou a entrada em novos
mercados, que logo à partida tornam o acordo mais interessante.
Pense onde pode ceder
A menos que esteja numa posição
de clara superioridade é normal que não consiga tudo o que pretende. É
importante que pense em que áreas pode ser mais flexível para salvaguardar
outras onde não pode mesmo ceder. Talvez possa aceitar um preço um pouco mais
alto em troca de condições mais alargadas de pagamento, por exemplo. Mas é
importante que pense nisto antes da reunião.
Saiba quando desistir
É importante saber quando deve
abandonar a negociação porque ela não satisfaz os seus objetivos. Defina alguns
limites logo no início e esteja pronto para abandonar a negociação se essas
condições não forem satisfeitas. Se a outra parte não é capaz de oferecer uma
proposta benéfica para ambos, retire-se e procure outro interlocutor.
Avalie os seus recursos
Cada vez mais vivemos numa
economia de partilha onde as empresas têm quase sempre algo que podem oferecer
a outras. Talvez a sua equipa de marketing possa dar uma ajuda no lançamento de
um produto do seu interlocutor, ou pode apresentá-lo a alguns investidores que
fazem parte da sua rede de contactos, se ele está a precisar de investimento
para fazer crescer o negócio.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/sete-tecnicas-de-negociacao-que-deve-dominar=f839396#ixzz3KGKVusNr
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