O Yoga já tem um dia internacional. A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, esta quinta-feira, por maioria generalizada (175 países) e por iniciativa de uma entidade portuguesa, o Dia Mundial do Yoga, que se celebrará no solstício de Verão, o dia 21 de Junho, também conhecido como Dia da Luz.
A declaração surge na sequência de uma iniciativa da Confederação Portuguesa do Yoga, criada em 2001 e que, nesse ano, propôs ao mundo, à ONU e à UNESCO a criação deste dia, que, em Portugal, foi comemorado pela primeira vez a 21 de Junho de 2002 e, desde então, celebrado anualmente na mesma data.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a confederação explica que o recém-proclamado Dia Mundial do Yoga será uma ocasião em que se pretende que, "por 24 horas, não haja derramamento de sangue, um dia pela paz mundial, pelo desenvolvimento pessoal, pela auto-exigência, pela fraternidade e por uma globalidade justa".
Antes de ter sido oficialmente reconhecida pela ONU, a data já se comemorava na maior parte dos países do mundo, entre eles EUA, Rússia e Austrália e a maioria das nações da Europa e da América do Sul.
Esforços de 14 anos com um final feliz
Esta expansão mundial ganhou dimensão depois de, em 2011, a Confederação Portuguesa do Yoga ter organizado, na Índia, a Grande Cimeira das Principais Linhagens do Yoga, na Cidade de Bengaluru - Karnataka, com os principais Grandes Mestres do Yoga, que reafirmaram a iniciativa portuguesa, proclamando oficialmente o Dia Mundial do Yoga no dia 21 de Junho.
Já em 2012, o Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga, Gr. Mestre Jorge Veiga e Castro, propôs a Narendra Modi – na altura Chief Minister do Gujarat, e hoje o atual Primeiro-Ministro da Índia - um maior empenho da Índia na oficialização deste Dia, junto das Nações Unidas e da UNESCO, tendo recebido o seu entusiástico apoio.
Em Junho de 2013, esta iniciativa, assim como a sua candidatura à UNESCO e à ONU, como Dia Global da Humanidade, viriam a receber uma saudação, por unanimidade, da Assembleia de República Portuguesa.
Mais recentemente, a 27 de Setembro de 2014, Shrí Narendra Modi, o atual primeiro-ministro da Índia, anunciou, na sua primeira visita à ONU, que iria pedir a oficialização do Dia Mundial do Yoga / Dia Internacional do Yoga, a 21 de Junho.
Os esforços, que se estenderam ao longo dos últimos 14 anos, culminaram, esta semana, na Adoção e Proclamação desta proposta pela Assembleia Geral da ONU, por "inusitada maioria generalizada - com a aprovação de 175 países, o maior número de apoiantes de sempre de todas as resoluções das Nações Unidas".
A proclamação da proposta contou com a presença do mentor da iniciativa, o Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga, Gr. Mestre Jorge Veiga e Castro. O Dia Mundial do Yoga é, agora, candidato a 1º Dia Global da Humanidade.
fonte:http://boasnoticias.pt/noticias_Dia-mundial-do-Yoga-Portugal-sonhou,-ONU-aprovou_21924.html?page=0
Sem comentários:
Enviar um comentário