segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Disney: Apelo de pai surdo por legendas torna-se viral

Rui Pinheiro, deficiente auditivo, tem dificuldade em assistir aos desenhos animados da Disney com a sua filha porque animações não têm legendas. Em Outubro, este pai lançou um apelo nas redes sociais que se tornou viral e já obteve uma resposta do canal televisivo.
  
Rui usou a própria página do Facebook da Disney Portugal para expor o problema: “A falta de legendas no Disney Channel em Portugal exclui milhares de crianças surdas portuguesas e dificultam o trabalho de outros tantos milhares de pais surdos (como eu) que têm crianças que ouvem e que percebem o que é falado, mas que os próprios pais não conseguem acompanhar. Acabo muitas vezes por preferir que a minha filha não veja os canal Disney Junior, a favor de DVD's onde a legenda possa ser colocada".
 
 
 
Não sei se aqui é o local mais apropriado, mas gostaria de pedir que passassem a legendar todos os programas que passam no Disney Junior.
A falta de legendas no Disney Channel em Portugal exclui milhares de crianças surdas portuguesas e dificultam o trabalho de outros tantos milhares de pais surdos (como eu) que têm crianças que ouvem e que percebem o que é falado, mas que os próprios pais não conseguem acompanhar. Acabo muitas vezes por preferir que a minha filha não veja os... canal Disney Junior, a favor de DVD's onde a legenda possa ser colocada.
Para além disso, as crianças hoje lêem cada vez pior e um dos motivos é, precisamente, os desenhos animados serem cada vez mais dobrados em português. Não sou contra a dobragem, até por causa das crianças que ainda não sabem ler, mas acho que seria vantajoso serem simultaneamente dobrados e legendados.
Não só seria um passo no sentido da integração das Pessoas Surdas na sociedade, como um apoio ao desenvolvimento da leitura nos mais novos. Acredito que o Disney Channel, como canal preferido da minha filha e de muitos outros milhares de crianças, tem tudo para ser um exemplo.

 
O apelo deste pai sensibilizou os utilizadores que partilharam a publicação, solidários com a posição de Rui. Neste momento, o apelo regista mais de 350 partilhas e mais de 1.800 ‘likes’. Há inclusive testemunhos de outros pais surdos que sentem a mesma dificuldade. 

“Faço minhas as palavras de Rui Miguel Pinheiro. Sou mãe Surda de três crianças que também são fãs do Disney Channel. (…) Muitas vezes fico com uma sensação de vazio e de impotência por não poder acompanhar os meus três filhos e não poder rir com eles por não perceber nada daquilo sem legendas”, diz, por exemplo, a utilizadora Paula Santos. 

Disney "empenhada" em resolver a questão

A própria Disney Portugal respondeu, diretamente no Facebook, afirmando que está "empenhada ao máximo em responder a esta questão que é transversal não só à nossa comunidade de fãs, como a toda a sociedade”. 

Sem avançar uma medida concreta ou uma data, a Disney Portugal afirmar que “vai avaliar com todo o cuidado as condições que tem de reunir” para concretizar esta mediada “da melhor forma”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário