quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Saiba quais são os melhores hospitais portugueses


Multinacional especializada em estudos de “benchmarking” para organizações prestadores de cuidados de saúde seleccionou os cinco melhores hospitais de Portugal Continental.
 
O que têm em comum o Hospital Santa Maria Maior, de Barcelos, e o Centro Hospitalar do Porto? Estão entre os melhores hospitais de Portugal Continental, numa lista que inclui também o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, o Hospital do Espírito Santo, em Évora, e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

A lista dos cinco melhores hospitais portugueses foi elaborada pela IASIST – uma multinacional de origem espanhola de estudos de "benchmarking" (procura de boas práticas) para organizações prestadores de cuidados de saúde – aos hospitais que apresentaram melhor nível de desempenho global. Os prémios foram entregues esta terça-feira.

Os 41 hospitais do SNS (incluindo PPP) foram divididos em grupos, definidos pela Administração Central do Sistema de Saúde, de acordo com critérios como dimensão, variedade e complexidade de casuística.

Cada hospital foi avaliado no âmbito do comparador, ou média, do seu grupo face aos resultados obtidos individualmente, sendo-lhe atribuída uma classificação.

A IASIST sublinha que a intenção deste "top 5" não é criar um "ranking" de hospitais, mas antes distinguir os que apresentam os melhores resultados.

Em declarações ao programa "Terça à Noite" da Renascença, o director clínico do Centro Hospitalar Lisboa Norte, que inclui o Hospital de Santa Maria e o Pulido Valente, não se mostra surpreendido por a unidade não estar entre os cinco melhores.
"Surpreendido não fiquei, porque tenho os pés assentes na terra e sei as dificuldades com que me defronto", afirma Miguel Oliveira e Silva.
 
Os finalistas

Os finalistas distribuem-se por cinco categorias, de acordo com os critérios de classificação dos hospitais definidos pela Administração Central do Sistema de Saúde: pequenos hospitais; de pequena/ média dimensão; de média/ grande dimensão; hospitais universitários ou centrais; e unidades locais de saúde.

No grupo dos hospitais mais pequenos foram finalistas o barcelense Hospital de Santa Maria Maior (vencedor), o Hospital Distrital da Figueira da Foz e o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

Já nos estabelecimentos de saúde de pequena/média dimensão destacam-se o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (vencedor), Hospital Beatriz Ângelo e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

Seguem-se os hospitais do Espírito Santo (vencedor), em Évora, o de Braga e o Garcia de Orta na categoria de média/ grande dimensão.

Os finalistas dos hospitais universitários ou centrais foram o Centro Hospitalar do Porto (vencedor), o de São João e o de Lisboa Central.

No último grupo, relativo a unidades locais de saúde, ficaram seleccionadas as do Litoral Alentejano (vencedor), do Alto Minho e de Matosinhos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário