Para muitos, a simples tarefa de acordar e levantar da cama é um suplício e não há "cinco minutos" a mais que cheguem. Mas há alguns truques que podem ajudar até o mais empedernido dos dorminhocos a não sofrer tanto de manhã.
O botão do
snooze veio alterar os hábitos matinais, levando o nosso subconsciente a acreditar que o facto de adiarmos o levantar por mais dez minutos melhora o acordar. Errado. Dificulta mais. E os dez minutos transformam-se por vezes em trinta ou mais. Para ilustrar o que representa o botão que faz o despertar voltar a tocar daí a uns minutos, o humorista norte-americano Demetri Martin exemplifica: "Odeio levantar-me de manhã, então vou acordar vezes e vezes sem conta".
Em alternativa, há truques simples que ajudam qualquer dorminhoco a transformar-se numa pessoa madrugadora.
- Passo 1 - Estabelecer intenções/objectivos antes de ir deitar
O primeiro pensamento da manhã pode ser o último que teve antes de ir dormir. Por isso, quando adormecemos empolgados com o dia seguinte, seja Natal ou o primeiro dia férias, normalmente levantamo-nos de um salto quando o despertador toca.
Por outro lado, se o último pensamento da noite for "não acredito que daqui a seis horas tenho de acordar. Vou estar exausto", então o primeiro pensamento da manhã ao som do alarme será certamente "já passaram seis horas? Só queria continuar a dormir".
O segredo passa por estabelecer no dia anterior quais as intenções para o dia seguinte, de forma a criar expetativas positivas para o acordar.
- Passo 2 - Ter o despertador longe da cama
Se ainda não o fez, afaste o despertador o mais possível da cama. Este hábito fará com que se levante para o desligar, ficando assim desperto e evitando os malefícios do
snooze.
- Passo 3 - Lavar os dentes
Dê tempo ao seu corpo para acordar. Depois de desligar o despertador vá diretamente para a casa de banho, escove os dentes e, se ajudar, lave a cara com água fria ou morna
- Passo 4 - Beba um copo de água
Este passo é crucial. Depois de seis ou oito horas sem água é provável que esteja um pouco desidratado, o que pode causar fadiga.
- Passo 5 - Vista roupa de treino
Algumas pessoas preferem começar o dia com um banho. Mas uma breve mas intensa sessão de exercício matinal, seguida então de um duche revigorante, poder ser a melhor estratégia. Esta rotina ajuda a maximizar o potencial interior de resposta aos desafios diários, colocando o estado mental, físico e emocional num patamar positivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário