Um estudo feito ao longo de mais de 20 anos revelou que os adolescentes de hoje têm menos amigos que há duas décadas. De acordo com o referido no site The Globe and Mail, as mudanças económicas estarão na base de um decréscimo, por parte dos jovens, em procurar amigos com quem interagir no dia-a-dia. Uma conclusão apoiada por outros estudos que relacionam o uso das redes sociais com a qualidade dos círculos de amigos.
A internet e as redes sociais democratizaram as relações e globalizaram as amizades mas estas evoluções não significam necessariamente um aumento do grupo de amigos de cada um. Pelo contrário, um estudo levado a cabo pela Universidade de Queensland, na Austrália, revela que os adolescentes (os utilizadores preferenciais das redes sociais) têm menos amigos agora do que há duas décadas.
A sondagem foi feita entre 1991 e 2012 junto de mais de 285 mil estudantes norte-americanos e os seus resultados foram publicados no site The Globe and Mail, depois de impressos no jornal Personalidade e Psicologia Social.
Segundo o apurado, os jovens são menos solitários hoje em dia, mas têm menos amigos com quem interagem no dia-a-dia, maioritariamente porque têm menos interesse em ter mais amigos ‘reais’.
É ainda sugerido que as mudanças económicas podem ter aumentado o individualismo entre os adolescentes.
“As maiores oportunidades financeiras deram aos jovens latitude para gerirem o próprio dinheiro, para decidirem com quem querem sair e com quem querem casar, reduzindo a influência da família e deixando-os com mais autonomia, o que pode causar individualismo”, referem os autores do estudo.
Os analistas acrescentam, ainda, que estas mudanças “podem levar a um decréscimo no interesse em fazer amigos, um acréscimo na auto-confiança, um acréscimo na auto-estima e uma diminuição da solidão”.
Estes resultados surgem no seguimento de vários outros estudos que indiciam uma correlação entre o aumento do uso das redes sociais e a qualidade das relações interpessoais, cada vez mais menosprezadas.
Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/mundo/329143/adolescentes-estao-a-perder-interesse-em-amigos-reais
Sem comentários:
Enviar um comentário