terça-feira, 28 de outubro de 2014

Saiba como candidatar-se ao ''Lago dos Tubarões'' português

As candidaturas para a versão portuguesa de ‘Shark Tank’ já estão a decorrer. O programa estreia em Janeiro.
Tem uma fantástica ideia (patenteada ou patenteável), tem uma empresa que está a dar os primeiros passos e precisa de capital para expandir rapidamente, tem um negócio ou um produto lucrativo que possa beneficiar do apoio financeiro e do ‘know how' dos Tubarões - empresários com provas dadas que souberam criar e gerir negócios até os tornarem exemplos de sucesso -, então pode candidatar-se online através do site oficial do programa em www.sharktank.pt. Mas atenção, devido à grande adesão, os produtores só se comprometem a analisar as primeiras 750 candidaturas.

"Shark Tank", ou "Lago dos Tubarões" é um programa de origem americana. A série chega a Portugal em Janeiro de 2015 pelas mãos da Blue Pipeline e será produzida para a SIC, pela Take&Sound e Endemol, num formato adaptado que pretende ser fiel ao original e com o propósito de revolucionar a vida de muitos portugueses que procuram encontrar investimento para as suas empresas.

Os interessados terão de apresentar os seus projectos em vídeo durante um ‘pitch' de 5 minutos que pretende ser uma breve apresentação de vendas devidamente explicada de forma curta e objectiva. Segundo os produtores do programa, esta é a parte mais importante da sua candidatura e é crítico para conseguir passar à fase seguinte. É o momento do "tudo ou nada!".

Deve por isso certificar-se que transmite todas as ideias importantes "de forma brilhante e incontestável" respondendo assertivamente a várias perguntas de forma clara e concisa: Que problema é que a sua ideia resolve? Qual é o seu modelo de negócio? Que necessidades dos clientes satisfaz? Qual é o seu nicho de mercado? O que tem o seu produto/negócio de verdadeiramente diferenciador? Como vai convencer os seus clientes a comprar? Para além da apresentação, os empreendedores devem referir qual o investimento que pretendem: por exemplo, 50 mil euros por 20% da empresa. 

Se conseguir responder a todas estas perguntas e for seleccionado para a fase seguinte "é importantíssimo conhecer bem os números do seu negócio", salienta a produção. "Vendas passadas e futuras, despesas, dívida bancária, custos de fabrico, margens brutas e Ebitda (resultado antes de amortizações, juros e impostos) são indispensáveis".

Se a ideia for boa, começam as negociações com os tubarões que ainda estão a ser negociados, segundo apurou o Económico. Caso contrário, os investidores desistem do negócio. Os concorrentes que não conseguem chegar a acordo com nenhum dos investidores têm, no entanto, acesso à enorme exposição pública e muitos acabam por ter sucesso por outras vias.
Para tubarões estão em cima a mesa nomes como Joe Berardo, que admitiu ao Económico ter sido convidado mas sem adiantar pormenores diz que nada está decidido. António Carrapatoso, ex-CEO da Vodafone e Mário Ferreira, dono de empresas como a Douro Azul, são também apontados pela impresa. Fonte oficial da empresa refere apenas que esse dossier não está fechado. "Dentro de dias estará tudo definido", disse. 

Refira-se que o "Lago dos Tubarões", vai já na 6ª temporada nos EUA, tendo sido nomeado para o prémio "Producers Guild Award", para os "Emmy" e para os "Critics Choice Television Award" e em 2014, venceu o Emmy para "Outstanding Structured Reality Program". Em Portugal, o programa passou na SIC Radical, tendo já sido transmitidas as cinco primeiras temporadas.
<Daniela Ramos e Paulo Monteiro>

Sem comentários:

Enviar um comentário