Imagem 1
Com base em (Teixeira, 2010) e (Cunha, Rego, Cunha, & Cabral-Cardoso, 2006), numa organização podem coexistir vários tipos de canais de comunicação, como se pode verificar na Imagem 2. De uma forma geral, numa organização existem canais de comunicação formais e canais de comunicação informais.
Imagem 2 - Tipos de canais de comunicação.
Os primeiros(formais) correspondem às linhas da hierarquia da organização formal, ou seja, toda a comunicação que é oficial, sancionada pelas autoridades organizacionais. É essencialmente uma comunicação descendente, ou seja, uma comunicação de um superior para os subordinados. Todavia, os canais de comunicação formal contêm também comunicações ascendentes, ou seja, dos subordinados para os seus superiores, como feedback sobre as comunicações descendentes, informações sobre a evolução dos trabalhos, relato de problemas correntes, etc.
A comunicação informal é mais espontânea e é transmitida em todas as direções, isto é:
- Horizontais – Entre membros da organização situados no mesmo nível hierárquico.
- Diagonais – Entre membros da organização nos diferentes departamentos situados em níveis diferentes de hierarquia.
- “Em gavinha” – Em várias direções diferentes e simultaneamente envolvendo vários elementos de diferentes departamentos.
Todavia, segundo (Cunha, Rego, Cunha, & Cabral-Cardoso, 2006), pode existir comunicação formal em canais de comunicação informais e/ou comunicação informal em canais de comunicação formais. Como podemos verificar na Imagem 1 quando através de um canal informal - um envelope aberto marcado como confidencial com o objetivo de despertar a curiosidade de todos os funcionários - foi transmitida informação pertinente.
Pelo que, poderá ser vantajoso distinguir a (in) formalidade da mensagem e do canal.
Fontes:
Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., &
Cabral-Cardoso, C. (2006). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão.
RH, Lda.
Teixeira, S. (2010). Gestão das Organizações.
Mc GRAW-HILL.
Sem comentários:
Enviar um comentário