sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Alimentação Dez dicas para fugir às tentações nos supermercados

Ir ao supermercado sem cometer ‘pecados’ pode ser uma tarefa bastante difícil. Não cair em tentação e optar pelas escolhas mais saudáveis é uma questão de rotina e mudança de hábitos. Esta é a opinião de alguns especialistas ouvidos pelo Huffington Post e que criaram uma lista com dez dicas para compras saudáveis.


Entre os ingredientes preferidos, os brindes, os preços baixos e promoções, são muitas as tentações que aparecem de prateleira em prateleira nos supermercados. Resistir? É uma questão de prática, dizem os especialistas de nutrição ouvidos pelo Huffington Post.
 
Ir ao supermercado sem cometer erros ou cair em impulsos é fácil, basta mudar alguns hábitos e adotar outros. Não sabe como? Siga estas dez dicas:
 
1. Faça uma lista: ao escrever o que tem que comprar sabe que apenas vai incluir aquilo que realmente necessita. Além disso, alguns especialistas defendem que a lista de compras deve ser feita consoante a ordem das secções de supermercado que habitualmente frequenta, assim sabe que consegue escapar mais facilmente aquela prateleira de chocolates.
 
2. Não vá ao supermercado com fome: ir às compras com fome é sinal de pressa e impulso. De acordo com o Huffington Post, fazer compras quando se tem fome aumenta a possibilidade de cair em tentação e comprar aquele snack menos saudável.
 
3. Escolha mais legumes e verduras: de acordo com os especialistas, as pessoas tendem a passar a ‘correr’ na secção dos frescos, colocando, por vezes, apenas uma alface e algumas cenouras no cesto de compras e esquecem-se que devem comer cinco porções de vegetais por dia. Perca um pouco mais de tempo nesta secção e opte por escolhas variadas.
 
4. Olhe melhor para a secção dos enlatados: optar por alimentos enlatados, como é o caso do atum, sardinhas, vegetais e leguminosas é uma boa escolha mas das mais rejeitadas pelas pessoas. Muitas não sabem que os alimentos enlatados são tão saudáveis e ricos em nutrientes como os frescos e congelados. Além disso, estão sempre prontos a ser comidos ou cozinhados.
 
5. Opte pelo natural: a maioria dos alimentos naturais, como os iogurtes, leites, cereais e massas sem sabor são mais nutritivos do que os alterados. Não caia em tentações por sabores exóticos, experimente adicionar frutas e cereais variados aos iogurtes naturais, por exemplo.
 
6. Seja seletivo na escolha de produtos biológicos: adotar uma dieta à base de produtos biológicos não é para o bolso de qualquer pessoa, mas os especialistas de nutrição aconselham a escolher, de vez em quando e de acordo com uma lista dos alimentos mais propícios a pesticidas e químicos, alguns produtos biológicos para incluir mais vezes na alimentação.
 
7. Leia a embalagem: estar atento ao rótulo dos alimentos é meio caminho andado para optar por escolhas mais saudáveis. Comparar embalagens e perceber que algumas apresentam altos níveis de gordura saturada, açúcar ou sal é uma ajuda para que opte por aquele alimento que oferece mais fibra, proteína e menos hidratos de carbono.
 
8. Experimente algo novo: não, não estamos a falar de um chocolate novo ou de uma pizza diferente. Procure novas secções e novos alimentos, como é o caso do trigo-sarraceno, dos flocos de cevada, de feijões ou até mesmo de sementes.
 
9. Não compre o que está ao nível do seu olhar: uma das principais estratégias das marcas é colocar os seus produtos ao nível dos olhos dos consumidores. É uma das formas mais eficazes de contacto direto, mas também das que leva às piores escolhas. Olha pera a prateleira de cima abaixo e compare os produtos.
 
10. Olhe para o carrinho de compras antes de pagar: certifique-se de que tem tudo o que necessita, de que 50% das compras são frutas, legumes e vegetais, 25% proteínas magras (como é o caso do frango, atum, queijo e iogurtes magros) e de que não está presente algum ‘pecado’. Contudo, é importante não esquecer as gorduras: azeite, óleo de coco, abacate, nozes e outros frutos secos devem ser incluídos na sua lista de compras.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário