Guimarães
Esta semana o comunic@ vai falar da cidade de Guimarães, situada no distrito de Braga, norte de Portugal. Foi nomeada capital europeia da cultura em 2012, por saber conciliar da melhor forma, a história e consequente manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas.Sua história, maravilhas regionais, naturais, culinária, turismo e tudo mais que Guimarães nos possa oferecer... vai fazer parte do Comunic@ durante esta semana.
A História desta cidade remonta, pelo menos, ao Calcolítico Final nacional, podendo tal ser atestado nas citânias de Briteiros e de Sabroso, bem como da Estação Arqueológica da Penha. Também, na Ara de Trajano, encontra-se referênciada a utilização da água das termas de Caldas das Taipas por parte dos romanos.
Mas o ponto alto da história da cidade está totalmente associado ao fato de aí ter sido fundado Portugal. De fato, foi em Guimarães que se preparou a fundação de Portugal, sendo a cidade conhecida como “Cidade Berço”, ou “O Berço da Nação Portuguesa”.
Foi no ano de 1128 que, em Guimarães ocorreram alguns dos principais acontecimentos militares e políticos que viriam a dar origem à independência do Condado Portucalense e ao consequente nascimento da nação de Portugal. É por isso que, numa das torres da muralha se pode ler a inscrição “Aqui nasceu Portugal”.
Já no reinado de D. Dinis, foram construídas as muralhas da cidade, vindo esta cidade a ser alargada ao longo dos séculos e até à atualidade.
Fontes: http://www.historiadeportugal.info/guimaraes/#sthash.WVnbRWpQ.dpuf
Fontes de imagens;http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f7/Pra%C3%A7a_da_Oliveira_01.jpg
http://farm4.static.flickr.com/3073/2949873961_25994327e5.jpg
Sem comentários:
Enviar um comentário