Hoje depois de ter passado por muitas modificações desde belos edifícios no seu período áureo endereço de grandes bancos, hotéis cinco estrelas e confeitarias como o café Guarani(1933), o Majestic(1921),a Brasileira(1903), onde alguns destes emblemáticos e inesquecíveis viram passar pelas suas mesas personagens de grande importância tanto na área das artes como na política.
Por tanto o tempo que foi inimigo destes espaços obrigando-os a a definhar até a sua extinção total, como O Imperial que acabou por se transformar em um restaurante fast-food, embora tenha mantido os traços da arquitectura original, outros viraram agências bancárias. Os mais afortunados e que acabaram por ser recuperados embora tenham passado por obras devido a sua degradação, alguns deles são o Magestic e o Guarani que mantém a mesma arquitectura e serviço com o brilho que indiscutivelmente já tiveram.
Esquecidos pelo tempo e substituídos por edifícios modernos, deixando de lado a história que contem cada uma deles, muitos outros tornaram-se habitações de toxicodependentes e moradores de rua que se foram degradando e esquecidos durante muito anos. Hoje a baixa do porto tem outra cara, tornou-se o point onde jovens e pessoas de varias faixa etária pode escolher o ambiente que preferir, Vibrante, inquieta e movimentada de noite e de dia. Assim está a Baixa do Porto. Uma zona cada vez mais multifacetada com destinos apropriados para todos os gostos e desejos. Numa área delimitada entre a Trindade e a estação de São Bento, a Baixa apresenta-se como uma zona concentrada de locais de interesse, sejam estes para visitar, umas compras a fazer, uns copos a beber ou uns pratos a saborear. Na Baixa do Porto o que há é oferta de acção porta sim, porta sim.Durante alguns anos a zona da Baixa esteve um pouco abandonada mas desde que, em 2004, se criou a Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, esta tem sido alvo de requalificação. Outro motivo pelo qual a desertificação da cidade se atenuou foi o aumento flagrante de moradas da noite, como bares, cafés ou espaços de céu aberto onde se pode ficar até mais tarde. A zona da Baixa, incluída no Centro Histórico do Porto, classificado como Património Mundial é servida por duas linhas de eléctricos: linha 22 e a linha 18.
Fontes://www.bestguide.pt/baixa-do-porto-aberta-de-noite-e-de-dia/
Fontes de imagens: https://sp.yimg.com/ib/th?id=HN.608042536246247503&pid=15.1&P=0
https://sp.yimg.com/ib/th?id=HN.608016440026271421&pid=15.1&P=0<7p>
https://sp.yimg.com/ib/th?id=HN.608016336947318713&pid=15.1&P=0
Sem comentários:
Enviar um comentário