Marketing social é a
modalidade de ação mercadológica
institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas
sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de
higiene e saúde
pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.
Marketing social pode ser definido como a
gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adopção de
atitudes, comportamentos e práticas individuais e colectivas, orientadas de
acordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos
humanos. O Marketing social é o novo paradigma da gestão estratégica que visa a
promoção de uma causa ou ideia alicerçada numa questão social. O marketing
social utiliza técnicas mercadológicas e de conhecimentos, para adaptar-se a
condição de que pode promover o bem- estar social. Trabalha-se com metas
claramente definidas, objectivos, metas mensuráveis, avaliações quantitativas e
qualitativas, além de desenvolvimento de tecnologias sociais para segmentos
específicos. Desta maneira o Marketing Social busca criar um conceito das inovações
sociais que pretende introduzir, implementando estratégias, criando e
planejando, além de executar as campanhas de comunicação para satisfazer
necessidades que não estão sendo atendidas, estabelecendo novos paradigmas
sociais.
A definição de marketing social é tão
extensiva como o de “economia social” que, como é conhecido, abarca
instituições muito diversas. Efectivamente, a actividade de instituições tão
distintas como as organizações de utilidade pública, ONG, fundações, IPSSs,
empresas comerciais com uma política de responsabilidade social e organizações
sem fins lucrativos, direccionadas para a economia social. O marketing social
consiste no uso de princípios e técnicas de marketing para persuadir
determinados públicos-alvo, para que deliberadamente aceitem, rejeitem, alterem
ou abandonem um comportamento para proveito de indivíduos, grupos ou da
sociedade em geral
Podemos interferir positivamente na mudança social?
Qual o papel do Marketing e do Marketing Social?
Comecemos pelo Marketing. O Marketing estratégico
centra-se nas necessidades do cliente actual e potencial, impulsionando o
desenvolvimento de produtos e serviços de qualidade. De acordo com Conley &
Fish (2004), uma Estratégia de Marketing implica: definição de metas claras,
identificação da audiência, definição da proposta de valor (benefícios como
contrapartida da compra), satisfazer necessidades e desejos através do
desenvolvimento de mensagens emocionais e racionais e definição de
táticas/canais.
Para a definição de uma estratégia de Marketing,
certas variáveis podem ser ajustadas com frequência para ir ao encontro da
evolução das necessidades dos públicos-alvo. Conhecido vulgarmente por
Marketing Mix, a implementação de uma estratégia de Marketing pode ser
orientada a Produto ou a Serviço:
·
Produto: conhecido como modelo dos 4 P's de McCarthy, focalizando-se ou
dando prioridade a uma das estratégias: Product (Produto), Place
(Distribuição), Price (Preço) e Promotion (Promoção);
·
Serviço: conhecido como marketing mix
acrescentado 7 P's de Booms &
Bitner, focalizando-se ou dando prioridade a uma das estratégias: People
(Empregados, Clientes, Direcção, Stakeholders); Process (Procedimentos e fluxos
de actividades de consumo); Physical Evidence (bens tangíveis e experiência
intangível).
pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_social
Sem comentários:
Enviar um comentário