segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Sabe o que é Marketing Social?

                             
Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.
Marketing social pode ser definido como a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adopção de atitudes, comportamentos e práticas individuais e colectivas, orientadas de acordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos. O Marketing social é o novo paradigma da gestão estratégica que visa a promoção de uma causa ou ideia alicerçada numa questão social. O marketing social utiliza técnicas mercadológicas e de conhecimentos, para adaptar-se a condição de que pode promover o bem- estar social. Trabalha-se com metas claramente definidas, objectivos, metas mensuráveis, avaliações quantitativas e qualitativas, além de desenvolvimento de tecnologias sociais para segmentos específicos. Desta maneira o Marketing Social busca criar um conceito das inovações sociais que pretende introduzir, implementando estratégias, criando e planejando, além de executar as campanhas de comunicação para satisfazer necessidades que não estão sendo atendidas, estabelecendo novos paradigmas sociais.
A definição de marketing social é tão extensiva como o de “economia social” que, como é conhecido, abarca instituições muito diversas. Efectivamente, a actividade de instituições tão distintas como as organizações de utilidade pública, ONG, fundações, IPSSs, empresas comerciais com uma política de responsabilidade social e organizações sem fins lucrativos, direccionadas para a economia social. O marketing social consiste no uso de princípios e técnicas de marketing para persuadir determinados públicos-alvo, para que deliberadamente aceitem, rejeitem, alterem ou abandonem um comportamento para proveito de indivíduos, grupos ou da sociedade em geral
Podemos interferir positivamente na mudança social? Qual o papel do Marketing e do Marketing Social?
Comecemos pelo Marketing. O Marketing estratégico centra-se nas necessidades do cliente actual e potencial, impulsionando o desenvolvimento de produtos e serviços de qualidade. De acordo com Conley & Fish (2004), uma Estratégia de Marketing implica: definição de metas claras, identificação da audiência, definição da proposta de valor (benefícios como contrapartida da compra), satisfazer necessidades e desejos através do desenvolvimento de mensagens emocionais e racionais e definição de táticas/canais.
Para a definição de uma estratégia de Marketing, certas variáveis podem ser ajustadas com frequência para ir ao encontro da evolução das necessidades dos públicos-alvo. Conhecido vulgarmente por Marketing Mix, a implementação de uma estratégia de Marketing pode ser orientada a Produto ou a Serviço:
·         Produto: conhecido como modelo dos 4 P's de McCarthy, focalizando-se ou dando prioridade a uma das estratégias: Product (Produto), Place (Distribuição), Price (Preço) e Promotion (Promoção);
 
·         Serviço: conhecido como marketing mix acrescentado 7 P's de Booms & Bitner, focalizando-se ou dando prioridade a uma das estratégias: People (Empregados, Clientes, Direcção, Stakeholders); Process (Procedimentos e fluxos de actividades de consumo); Physical Evidence (bens tangíveis e experiência intangível).
pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_social

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