Susana Sargento é uma das fundadoras da Veniam, que aposta na conetividade entre veículos, objetos móveis e utilizadores finais para ampliar a cobertura de rede WiFi. © Universidade de Aveiro |
A start-up tecnológica portuguesa Veniam acaba de conquistar um investimento de 4,9 milhões de dólares (cerca de 3,9 milhões de euros) por parte de um consórcio liderado pela empresa norte-americana de capital de risco True Ventures e com a participação de outras duas companhias e investidores privados.
A empresa nacional, nascida e incubada, em 2012, nas universidades de Aveiro e do Porto, já está presente em Silicon Valley, nos EUA, e dedica-se ao desenvolvimento de tecnologia inovadora, pretendendo criar o conceito de "Internet em movimento".
Para o fazer, explica um comunicado da Universidade de Aveiro, a Veniam utiliza a conetividade entre veículos, objetos móveis e utilizadores finais para ampliar a cobertura de rede WiFi a custos reduzidos, implantando redes veiculares nas cidades que transformam carros, autocarros ou camiões em 'hotspots' (pontos de acesso) WiFi móveis.
O objetivo da empresa é, portanto, transformar frotas de veículos, públicos ou privados, em redes ativas, sem que haja uma dependência das redes móveis. Paralelamente, a utilização desta tecnologia permite recolher um grande volume de dados, representando grandes oportunidades para o melhoramento dos transportes públicos, a recolha inteligente do lixo ou a monitorização de infrastruturas críticas.
Sem comentários:
Enviar um comentário