Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal distingue fadista por ter sido a personalidade do panorama nacional que mais se destacou pela sua atividade de promoção internacional do nome de Portugal.
Carlos do Carlo completa 75 anos no próximo dia 21. Ao fado dedicou-lhe mais de cinco décadas de carreira / DR |
Carlos do Carmo ganhou a eleição da Personalidade do Ano - Martha de La Cal, edição de 2014, da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP), pelo contributo na divulgação da imagem do país pelo mundo fora.
A votação que decorria desde o dia 1 de dezembro, após três semanas de debate preparatório para a escolha da lista de nomes, terminou às 24 horas de segunda-feira.
"Não se trata de um prémio carreira", diz ao Expresso a presidente Alisson Roberts. A distinção faz um reconhecimento da projeção de Portugal, assinalando o inédito conquistado este ano pelo fadista. Tornou-se o primeiro português a receber o Grammy Latino de Carreira. Aos 74 anos. A cantar o fado já lá vão 50 anos de carreira. Festejou-os entre "amigos", em dois dias de concertos esgotados no CCB, em Lisboa, a 30 e 1 de dezembro do ano passado.
"Não comentamos a qualidade do seu trabalho. Estamos a dar um prémio pelo facto de essa qualidade, que é evidente, ter tido essa projeção de Portugal", acrescenta Alisson Roberts, sublinhando que os correspondentes "estão muito atentos às artes e à cultura em geral".
Carlos do Carmo sucede a Mário Soares, galardoado em 2013. Entre os vencedores de edições anteriores figuram nomes das mais diversas áreas: Joana Vasconcelos, Fundação Champalimaud, Paula Rego, Durão Barroso, Guterres, Álvaro Siza Vieira, Marisa, Souto Moura ou Luís Figo são alguns exemplos.
A entrega do prémio deverá decorrer no "primeiro trimestre do ano", de acordo com a AIEP, mas não há ainda uma data concreta.
Sem comentários:
Enviar um comentário