Descrição geral
Gerir atividades afectas às unidades hoteleiras e de restauração, nomeadamente nos departamentos de alojamento e receção, alimentação e bebidas, gestão comercial e marketing, organização de eventos e gerir operações de reservas em Agências de ViagensAtividades principais
- Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas
- Utilizar recurso de comunicação em português, inglês e espanhol, no desenvolvimento da atividade profissional
- Desenvolver procedimentos estatísticos aplicados à Gestão
- Definir planos de Marketing, incluindo o Marketing Digital
- Definir e desenvover a política comercial da empresa turística, garantindo a qualidade e a orientação para o cliente
- Planear e Organizar eventos
- Desenvolver técnicas de gestão de recursos humanos
- Desenvolver técnicas de contabilidade de gestão empresarial
- Gerir reservas e o alojamento em Hotelaria
- Gerir operações em estabelecimentos de Restauração e Bebidas
- Supervisionar, coordenar e organizar as operações de Food & Beverage
- Gerir Operações turísticas em Agências de Viagens
- Gerir reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS)
- Desenvolver procedimentos de Gestão da Qualidade na empresa turística
Conhecimentos
- Conhecimentos profundos de gestão de empresas turísticas
- Conhecimentos fundamentais do contexto sócio-económico dos destinos turísticos
- Conhecimentos fundamentais das tendências do Turismo na atualidade
- Conhecimentos profundos em técnicas e recursos da Expressão oral e Escrita em língua materna
- Conhecimentos fundamentais em técnicas e recursos da Expressão oral e Escrita em línguas estrangeiras
- Conhecimentos especializados de Técnicas comerciais
- Conhecimentos especializados em Técnicas de Venda e negociação
- Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de Marketing da empresa turística
- Conhecimentos especializados de Técnicas de Gestão de Recursos Humanos
- Conhecimentos especializados em Técnicas de Gestão do Alojamento e receção
- Conhecimento especializado na utilização de Sistemas de informação aplicados à Hotelaria.
- Conhecimentos especializados das normas de manipulação e confeção de produtos de gastronomia e vinhos
- Conhecimentos especializados em Técnicas de Gestão da Restauração
- Conhecimento especializado na utilização de Sistemas de informação aplicados à Restauração.
- Conhecimentos especializados em Planeamento e estruturação de menus e cálculo de custos associados
- Conhecimentos Especializados de Planeamento e Organização de Eventos
- Conhecimentos Fundamentais de Gestão da Qualidade em Empresas Turísticas
- Conhecimentos específicos das normas de qualidade aplicadas às empresas turísticas
- Conhecimentos Fundamentais e Especializados em Operações Turísticas em Agências de Viagens
- Conhecimento especializado na utilização de Sistemas de informação aplicados à Distribuição turística.
- Conhecimentos profundos dos Sistemas de informação aplicados à Gestão.
- Conhecimentos fundamentais em Inovação aplicada à Gestão de Empresas de Turísticas
- Conhecimentos especializados de Conceção, Tratamento e Análise Estatística
- Conhecimentos Especializados em Técnicas de Contabilidade de Gestão
- Conhecimentos fundamentais de legislação turística
Aptidões
- Utilizar sistemas de informação aplicados à Restauração
- Desenvolver operações turísticas e reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS)
- Planear, Desenvolver e Gerir Operações Turísticas em Agências de Viagens
- Planear e Organizar eventos de acordo com os especificidades dos clientes/mercados
- Recolher, organizar e tratrar dados estatísticos
- Identificar e aplicar conceitos de Inovação aplicada à Gestão de Empresas de Turísticas
- Aplicar técnicas de contabilidade de gestão da empresa turística
- Identificar, Supervisionar e assegurar o cumprimento das normas de qualidade, higiene e segurança nas empresas turísticas
Atitudes
- Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados.
- Demonstrar a capacidade de adaptar a linguagem às características dos interlocutores tendo consciência do impacto da linguagem sobre os outros
- Demonstrar capacidade de Iniciativa e Dinamismo
- Demonstrar capacidade de Criatividade e inovação
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa
- Demonstrar capacidade de autonomia na tomada de decisão, em situações correntes ou em situações complexas de resolução de problemas
- Demonstrar uma Conduta ética e socialmente responsável
- Demonstrar capacidade de Liderança e de Espírito Empreendedor
- Demonstrar capacidade de abertura à aprendizagem ao longo da vida
- Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto.
- Demonstrar capacidades de organização e planeamento do trabalho orientado para a qualidade
- Demonstrar determinação para cumprir objetivos
Condições de acesso
Segundo o Decreto-Lei nº 43/2014, de 16 de março, podem candidatar-se a CTeSP:
- Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Candidatos aprovados através do regime de ingresso dos maiores de 23 anos;
- Os estudantes que, tenham obtido aprovação em todas as disciplinas do 10.º e 11.º ano de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, que tenham sido aprovados na prova de avaliação de capacidades realizada pela instituição de ensino superior;
- Os titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
2 Anos (4 Semestres) / 120 ECTS
A conclusão de um CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional creditável para efeitos de prosseguimento de estudos superiores, no ISLA.
Vagas
20 alunos por turma.Horário
Laboral / Pós LaboralInformações
João PauloPlano de Estudos
Unidade de Formação | Horas | ECTS | Ano/Semestre |
Português - Técnicas de expressão Oral e escrita | 80 | 5 | 1.º ano |
Inglês I | 80 | 5 | 1.º ano |
Inglês II | 80 | 5 | 1.º ano |
Espanhol | 80 | 5 | 1.º ano |
Estatística Aplicada à Gestão | 80 | 5 | 1.º ano |
Introdução ao Turismo | 80 | 5 | 1.º ano |
Introdução à Gestão das Empresas Turísticas | 80 | 5 | 1.º ano |
Princípios de Marketing | 80 | 5 | 1.º ano |
Gestão Comercial | 80 | 5 | 1.º ano |
Planeamento e Organzação de Eventos | 80 | 5 | 1.º ano |
Operações Turísticas e Sistemas de Reserva | 80 | 5 | 1.º ano |
Marketing Digital e Inovação Turística | 80 | 5 | 1.º ano |
Gestão de Recursos Humanos | 80 | 5 | 2.º ano |
Contabilidade de Gestão | 55 | 4 | 2.º ano |
Gestão de Alojamento e Receção | 55 | 4 | 2.º ano |
Gastronomia e Enologia | 55 | 4 | 2.º ano |
Gestão de Alimentos e Bebidas | 55 | 4 | 2.º ano |
Sistemas de Informação Aplicados à Restauração e à Hotelaria | 55 | 4 | 2.º ano |
Gestão da Qualidade | 80 | 5 | 2.º ano |
Estágio | 750 | 30 | 2.º ano |
Fonte: http://www.gaia.unisla.pt/index.php/pt/ctesp/item/341-técnico-superior-profissional-em-gestão-de-turismo-hotelaria-e-restauração
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