quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

CTeSP - Técnico Superior Profissional em Gestão de Turismo, Hotelaria e Restauração

Descrição geral

Gerir atividades afectas às unidades hoteleiras e de restauração, nomeadamente nos departamentos de alojamento e receção, alimentação e bebidas, gestão comercial e marketing, organização de eventos e gerir operações de reservas em Agências de Viagens

Atividades principais

  • Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas
  • Utilizar recurso de comunicação em português, inglês e espanhol, no desenvolvimento da atividade profissional
  • Desenvolver procedimentos estatísticos aplicados à Gestão
  • Definir planos de Marketing, incluindo o Marketing Digital
  • Definir e desenvover a política comercial da empresa turística, garantindo a qualidade e a orientação para o cliente
  • Planear e Organizar eventos
  • Desenvolver técnicas de gestão de recursos humanos
  • Desenvolver técnicas de contabilidade de gestão empresarial
  • Gerir reservas e o alojamento em Hotelaria
  • Gerir operações em estabelecimentos de Restauração e Bebidas
  • Supervisionar, coordenar e organizar as operações de Food & Beverage
  • Gerir Operações turísticas em Agências de Viagens
  • Gerir reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS)
  • Desenvolver procedimentos de Gestão da Qualidade na empresa turística

Conhecimentos

  • Conhecimentos profundos de gestão de empresas turísticas
  • Conhecimentos fundamentais do contexto sócio-económico  dos destinos turísticos
  • Conhecimentos fundamentais das tendências do Turismo na atualidade
  • Conhecimentos profundos em técnicas e recursos da Expressão oral e Escrita em língua materna
  • Conhecimentos fundamentais em técnicas e recursos da Expressão oral e Escrita em línguas estrangeiras
  • Conhecimentos especializados de Técnicas comerciais
  • Conhecimentos especializados em Técnicas de Venda e negociação
  • Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de Marketing da empresa turística
  • Conhecimentos especializados de Técnicas de Gestão de Recursos Humanos
  • Conhecimentos especializados em Técnicas de Gestão do Alojamento e receção
  • Conhecimento especializado na utilização de Sistemas de informação aplicados à Hotelaria.
  • Conhecimentos especializados das normas de manipulação e confeção de produtos de gastronomia e vinhos
  • Conhecimentos especializados em Técnicas de Gestão da Restauração
  • Conhecimento especializado na utilização de Sistemas de informação aplicados à Restauração.
  • Conhecimentos especializados em Planeamento e estruturação de menus e  cálculo de custos associados
  • Conhecimentos Especializados de Planeamento e Organização de Eventos
  • Conhecimentos Fundamentais de Gestão da Qualidade em Empresas Turísticas
  • Conhecimentos específicos das normas de qualidade aplicadas às empresas turísticas
  • Conhecimentos Fundamentais e Especializados em Operações Turísticas em Agências de Viagens
  • Conhecimento especializado na utilização de Sistemas de informação aplicados à Distribuição turística.
  • Conhecimentos profundos dos Sistemas de informação aplicados à Gestão.
  • Conhecimentos fundamentais em Inovação aplicada à Gestão de Empresas de Turísticas
  • Conhecimentos especializados de Conceção, Tratamento e Análise Estatística
  • Conhecimentos Especializados em Técnicas de Contabilidade de Gestão
  • Conhecimentos fundamentais de legislação turística

Aptidões

  • Utilizar sistemas de informação aplicados à Restauração
  • Desenvolver operações turísticas e reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS)
  • Planear, Desenvolver e Gerir Operações Turísticas em Agências de Viagens
  • Planear e Organizar eventos de acordo com os especificidades dos clientes/mercados
  • Recolher, organizar e tratrar dados estatísticos
  • Identificar  e aplicar conceitos de Inovação aplicada à Gestão de Empresas de Turísticas
  • Aplicar técnicas de  contabilidade de gestão da empresa turística
  • Identificar, Supervisionar e assegurar o cumprimento das normas de qualidade, higiene e segurança nas empresas turísticas

Atitudes

  • Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados.
  • Demonstrar a capacidade de adaptar a linguagem às características dos interlocutores tendo consciência do impacto da linguagem sobre os outros
  • Demonstrar capacidade de Iniciativa e Dinamismo
  • Demonstrar capacidade de Criatividade e inovação
  • Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa
  • Demonstrar capacidade de autonomia na tomada de decisão, em situações correntes ou em situações complexas de resolução de problemas
  • Demonstrar uma Conduta ética e socialmente responsável
  • Demonstrar capacidade de Liderança e de Espírito Empreendedor
  • Demonstrar capacidade de abertura à aprendizagem ao longo da vida
  • Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto.
  • Demonstrar capacidades de organização e planeamento do trabalho orientado para a qualidade
  • Demonstrar determinação para cumprir objetivos

Condições de acesso

Segundo o Decreto-Lei nº 43/2014, de 16 de março, podem candidatar-se a CTeSP:
  • Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos aprovados através do regime de ingresso dos maiores de 23 anos;
  • Os estudantes que, tenham obtido aprovação em todas as disciplinas do 10.º e 11.º ano de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, que tenham sido aprovados na prova de avaliação de capacidades realizada pela instituição de ensino superior;
  • Os titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

2 Anos (4 Semestres) / 120 ECTS
A conclusão de um CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional creditável para efeitos de prosseguimento de estudos superiores, no ISLA.

Vagas

20 alunos por turma.

Horário

Laboral / Pós Laboral

Informações

João Paulo Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Plano de Estudos

Unidade de Formação

Horas

ECTS

Ano/Semestre

Português - Técnicas de expressão Oral e escrita8051.º ano
Inglês I8051.º ano
Inglês II8051.º ano
Espanhol8051.º ano
Estatística Aplicada à Gestão8051.º ano
Introdução ao Turismo8051.º ano
Introdução à Gestão das Empresas Turísticas8051.º ano
Princípios de Marketing8051.º ano
Gestão Comercial8051.º ano
Planeamento e Organzação de Eventos8051.º ano
Operações Turísticas e Sistemas de Reserva8051.º ano
Marketing Digital e Inovação Turística8051.º ano
Gestão de Recursos Humanos8052.º ano
Contabilidade de Gestão5542.º ano
Gestão de Alojamento e Receção5542.º ano
Gastronomia e Enologia5542.º ano
Gestão de Alimentos e Bebidas5542.º ano
Sistemas de Informação Aplicados à Restauração e à Hotelaria5542.º ano
Gestão da Qualidade8052.º ano
Estágio750302.º ano


Fonte: http://www.gaia.unisla.pt/index.php/pt/ctesp/item/341-técnico-superior-profissional-em-gestão-de-turismo-hotelaria-e-restauração

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