segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Deco: Cuidado com os pacotes promocionais de luz e gás

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – Deco, alerta os portugueses para os pacotes promocionais propostos no ato da celebração de contratos de gás e eletricidade. Segundo o Jornal de Notícias (JN), as ofertas são pouco adequadas ao perfil do cliente e por vezes surgem como obrigatórias.




Depois de analisar os contratos de energia para o mercado livre, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – Deco encontrou alguns ‘erros’ que podem ser cruciais para a fatura mensal dos consumidores.

Segundo o Jornal de Notícias (JN), a associação detetou que os pacotes promocionais e ofertas são pouco adequados ao perfil do cliente e que, por vezes, assumem-se como obrigatórios para a celebração do contrato, quando deveriam ser apenas facultativos.

Além disso, destaca a publicação, a Deco detetou ainda que as comercializadoras de energia incluíam nos contratos cláusulas que poderiam sofrer alterações súbitas sem que o cliente fosse alertado para tal. Aqui, a associação alerta para a ilusão de que são alguns dos pacotes “dois por um” oferecidos pelas empresas de energia.

Contactado pelo Dinheiro Vivo, Paulo Fonseca, da Deco, dá o exemplo da Iberdrola, empresa em que “não é possível contratar a eletricidade e o gás sem aderir a complementos”, deixando o cliente se alternativa mesmo que não queira ou não tenha possibilidade para suportar tais complementos, que surgem como ofertas.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) revela que ainda “não recebeu qualquer denúncia ou reclamação”, mas explica que “as ofertas acessórias não podem condicionar a celebração de contratos”.


Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/economia/338981/cuidado-com-os-pacotes-promocionais-de-luz-e-gas

Sem comentários:

Enviar um comentário