sábado, 3 de janeiro de 2015

O melhor ano de sempre para o turismo no Porto

O ano de 2014 ficará registado como o melhor de sempre em termos de turismo para o Porto e Norte de Portugal. A Invicta foi eleita como Melhor Destino Europeu, a que se junta agora o registo do número recorde de dormidas de estrangeiros - 2,6 milhões entre janeiro e outubro. E sem contar com o último trimestre (Outubro/Dezembro), também o melhor de sempre na cidade, com afluências massivas na época do Natal e, sobretudo, na passagem de ano, com mais de 120 mil pessoas a dar as boas vindas ao novo ano em plena Baixa.


Os dados agora revelados pela Associação de Turismo do Porto vem confirmar as melhores expetativas: o Porto e Norte de Portugal registaram 2,6 milhões de dormidas de estrangeiros entre janeiro e outubro de 2014, mais 13,8% do que no período homólogo de 2013. O Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) apontava tal objetivo só para o ano de 2015. Um ano antes, a região conseguiu suplantar todos os dados estatísticos.

Segundo comunicado da Associação de Turismo do Porto (ATP), o objetivo fixado para 2014 passava pelo "incremento de 150 mil dormidas de estrangeiros no destino e no final de outubro esse objetivo foi duplicado". Ou seja, nos primeiros dez meses de 2014, "o número de dormidas de estrangeiros aumentou 304.700 relativamente ao mesmo período de 2013", antecipando desde logo o objetivo proposto para 2015.

Espanha, França, Brasil, Alemanha e Reino Unido ocupam os cinco primeiros lugares de países emissores, seguindo-se Itália, Holanda, Estados Unidos, Bélgica e Escandinávia. Mas mercados como os da China, Rússia, Polónia, Índia, Irlanda, entre outros, começam também a demonstrar alguma preponderância e preferência pelo destino Porto.

Para a ATP, "a autenticidade e diversidade do destino, desde o património cultural e histórico, ao lazer, gastronomia e vinhos, assim como o fato de a região integrar quatro zonas classificadas património mundial pela UNESCO" são fatores que contribuem para este resultado, a que se devem juntar, no caso específico do Porto, uma cada vez maior e qualificada animação espalhada um pouco por toda a cidade.

Assim foi, agora, por ocasião do Natal e passagem de ano, com a capacidade hoteleira na cidade a estar praticamente esgotada. Acresce o fato de também se ter registado o aumento de dias de permanência de turistas, atingindo praticamente as três noites, objetivo nunca antes alcançado.

A qualidade da oferta turística e de serviços, o fato de ser considerado um destino seguro e oferecer uma boa relação qualidade-preço são outros fatores "importantes" apontados por quem nos visita.





fonte:http://www.porto.pt/noticias/mais-de-26-milhoes-de-dormidas-de-turistas-registadas-no-porto-e-norte-durante-os-primeiros-dez-mes

Sem comentários:

Enviar um comentário