segunda-feira, 30 de março de 2015

Dormir demasiado pode ser mais perigoso do que dormir poucas horas

Um investigador da Universidade de Warwick analisou estudos feito ao longo de uma década e concluiu que dormir demais pode ser um sintoma de um problema de saúde grave que leva à mortalidade precoce.

Que dormir demais ou de menos faz mal, já se sabe. O que um investigador da Universidade de Warwick diz agora é que, entre os grupos de risco que dormem menos de seis horas por noite, ou mais de oito horas, é a saúde dos que dormem mais que sofre.

Frank Cappuccio, professor de medicina cardiovascular e epidemiologia na Universidade de Warwick, na Grã-Bretanha, afirma que, quando se fala em sono, o ideal é dormir entre seis e oito horas. Por norma, fala-se mais nos riscos associados a quem não dorme o suficiente, entre os quais se contam irritabilidade, cansaço, maior tendência para a obesidade, tensões altas e maior risco de doenças cardiovasculares.


O que é novo na investigação de Franco Cappuccio, de acordo com aBBC, é a análise de 16 estudos diferentes, que totalizam um milhão de respostas de diferentes pessoas sobre os seus hábitos de sono e que depois foram acompanhadas na investigação. O professor dividiu as pessoas em três grupos. No primeiro ficaram as pessoas que disseram dormir menos de seis horas por noite. No segundo, as pessoas que estão dentro do padrão considerado normal, e que dormementre seis e oito horas. No terceiro grupo foram colocadas as pessoas que disseram dormir mais do que oito horas por noite.

E, apesar de se falar mais nos riscos associados a quem dorme de menos, os estudos feitos ao longo dos últimos 10 anos mostram que a mortalidade neste grupo se situa em mais 12% do que o padrão normal. Por oposição, a percentagem de mortes no terceiro grupo é de mais 30%.

No entanto, Franco Cappuccio teve em conta outros fatores, como os casos em que dormir demasiado é uma consequência de sintomas de depressão, ou de tomar comprimidos para dormir. Mesmo feita essa correção, os números de mortalidade continuam a ser superiores para quem dorme nove ou mais horas por noite do que para quem dorme cinco ou menos.

A sua teoria é de que as pessoas inseridas no terceiro grupo podem padecer de um problema de saúde subjacente que ainda não se manifestou através de outros sintomas que não o dormir demasiado.Ou seja, não é o excesso de horas de sono que está a causar o risco de mortalidade, é a doença oculta.

Nem todos concordam com esta teoria. Há estudos que demonstram que passar demasiadas horas a dormir aumenta a sensação de depressão, maior inflamação e dores nas costas, problemas associados com a inatividade. Mas é mais um passo no sentido de detetar a influência que as horas de sono podem ter na saúde, e se a sonolência pode ajudar a detetar outro tipo de doenças mais precocemente.

fonte:http://observador.pt/2015/03/29/dormir-demasiado-pode-ser-mais-perigoso-do-que-dormir-poucas-horas/

sexta-feira, 27 de março de 2015

Hábitos do dia a dia que estão a arruinar os seus dentes

Pode lavar os dentes no banho? Porque é que deve beber limonada com uma palhinha?
Hábitos do dia a dia que estão a arruinar os seus dentes

Todos conhecemos uma série de comportamentos prejudiciais à higiene oral, mas existem comportamentos do dia a dia que não são tão inocentes como parecem, Saiba quais:
Lavar os dentes no duche: é a forma mais simples de encher a escova de dentes de bactérias.
Fazer demasiados branqueamentos: em excesso, este tipo de tratamentos corroí o conteúdo mineral do dente, fazendo com que o esmalte se torne poroso e o dente se parta com mais facilidade.
Trincar comidas quentes e beber bebidas frias: quem nunca acompanhou uma pizza a escaldar com um refrigerante gelado? Enquanto o calor expande o esmalte, o frio leva à sua contração, podendo provocar fissuras finas que podem levar ao aparecimento de manchas. 
Usar os dentes como ferramenta: abrir embalagens ou morder cubos de gelo é uma má ideia. Pode provocar microfraturas que ao longo dos anos se vão notar.
Escovar com demasiada força: desgasta o esmalte e pode causar hipersensibilidade dentária ou recessão gengival. 
Comer alimentos muito ácidos: além de desgastar o esmalte, os nervos perdem proteção. Use uma palhinha sempre que beber uma limonada, por exemplo, e
Lavar os dentes logo depois de comer: vai espalhar os ácidos da comida pela boca, o que propicia o aparecimento de cáries.

fonte:http://www.noticiasaominuto.com/mundo/367047/habitos-do-dia-a-dia-que-estao-a-arruinar-os-seus-dentes

quinta-feira, 19 de março de 2015

Antes de equacionar ter uma arma, pense nisto

Campanha tenta alertar norte-americanos para os perigos de ter uma arma em casa.
Lembra-se destes casos? Quer mesmo comprar uma arma?


Nos Estados Unidos sabe-se que a cultura das armas é bastante liberal. Aliás, seis em cada dez norte-americanos consideram que ter uma arma em casa dá-lhes mais segurança.
Mas o que acontece se lhes lembrarmos de casos como o do menino de seis anos que ao mexer na arma que a mãe levava na mala matou, sem intenção, a sua progenitora num centro comercial? Ou outro de cinco anos que tirou o revolver do quarto dos pais e matou o irmão de nove meses?
Foi isso que tentou perceber o produtor português João Coutinho, na campanha ‘Guns With History’ ('Armas com História'). A iniciativa consistiu em colocar câmaras escondidas numa loja de armas em Manhattan, Nova Iorque. Cada vez que alguém entrava para comprar uma arma, o lojista contava-lhe uma das nove histórias que já ocorreram no país e em que crianças mataram familiares.
O que se verificou, refere o Diário de Notícias, foi que 65% das pessoas acabavam por sair da loja sem adquirir nada. Já outros defendiam que não são as armas que matam, mas sim as pessoas.

fonte:http://www.noticiasaominuto.com/mundo/363222/antes-de-equacionar-ter-uma-arma-pense-nisto#/615/0

segunda-feira, 16 de março de 2015

Odeith, o artista português que faz o graffiti saltar do muro


É um dos mais antigos writers portugueses, dá pelo nome de Odeith e destaca-se pelo seu trabalho anamórfico, que joga com perspetivas para fazer o graffiti saltar do muro, quase literalmente.
Quem está atento às paredes que o rodeiam, em Lisboa, já deverá, com certeza, ter reparado aqui e ali em trabalhos com a assinatura de Sérgio Odeith, um dos writers mais antigos e conhecidos da cidade, cujo trabalho há muito saltou fronteiras — é possível encontrar obras suas em cidades como Londres, Dubai, Nova Orleães ou Abu Dhabi.
Contudo, só mais recentemente é que o mundo (pelo menos o cibernético) tem vindo a despertar para o talento de Odeith, como o provam menções e aparições recentes nos sites Bored PandaLaughing SquidFubizFrom Up North ou Demilked, entre outros. Tudo isto num espaço de pouco mais de dois meses. E a que é que se deve toda esta atenção? A uma das vertentes do seu portfólio, o chamado trabalho anamórfico.
Usando duas ou mais paredes e o chão, Odeith consegue criar a ilusão de que o que pinta está a sair da parede e a flutuar sobre o solo, como se fosse um objeto tridimensional. Este tipo de técnica não é propriamente novidade para owriter, que a usa há cerca de dez anos. Mas como em tudo na vida, claro, tem vindo a aperfeiçoá-la e alguns dos últimos exemplos (que pode ver na fotogaleria, entre outros) são inacreditáveis, no sentido literal do termo.
De notar também que os 32 melhores trabalhos de Odeith entre 2012 e 2014, tanto nesta técnica como noutras, estão compilados num livro em formato A5, que custa 20€ e pode ser adquirido aqui.
fonte:http://observador.pt/2015/03/13/odeith-o-artista-portugues-que-faz-o-graffiti-saltar-do-muro-nao-mexer/

quinta-feira, 12 de março de 2015

"Ruas do Porto" em Campanhã

A série "Ruas do Porto", produzida pela Câmara Municipal do Porto para o portal Porto.pt divulgou hoje o seu segundo episódio. Depois da travessa de Cedofeita hoje é a vez da Rua de Miraflor, em Campanhã. Uma rua pequena mas repleta de História, arte e de gente bonita.



fonte:http://www.porto.pt/noticias/serie-ruas-do-porto-foi-ate-campanha

Vai poder voltar à vertigem do Caminho do Rei, o percurso pedestre mais perigoso do mundo

O percurso pedestre mais perigoso do mundo, fechado desde 2001 após a morte de cinco pessoas no local, vai ser aberto durante o período da Páscoa. É aqui ao lado, em Málaga.


São três quilómetros de comprimento, um metro de largura e cem metros de altura que tornam Caminho do Rei, em Málaga, o percurso mais perigoso do mundo. E esta classificação não se deve apenas à sensação vertiginosa que o caminho provoca, mas também à falta de segurança que vitimou cinco pessoas entre os anos 1999 e 2000.




A passagem que atravessa o Desfiladeiro dos Gaitanes, na província de Málaga em Espanha, esteve encerrada ao público a partir de 2001. Muitos continuaram a aventurar-se entre os rochedos de El Chorro, construído no início do século para abastecer o local de mantimentos dos trabalhadores da Barragem Conde del Guadalhorce que foi inaugurada no reinado de Afonso XIII.
Durante dez anos, os turistas mais temerosos incentivaram as entidades locais a reabilitar o local, livrando-o da degradação e desgaste que impossibilitavam as excursões. Agora, após a instalação de um chão de vidro e de estacas, o presidente da Delegação Provincial de Málaga, Elías Bendodo, veio anunciar que o Caminho do Rei vai reabrir durante as férias da Páscoa.
Esta notícia é um suspiro de alívio para os turistas. John Kramer aventurou-se pelo atordoante trilho espanhol e relembra a experiência como sendo “louca”. É que no dia anterior, o cabo de segurança estalou e deixou cair um italiano a uma altura de 80 metros. “Miraculosamente, o homem não só sobreviveu, como conseguiu levantar-se pelo próprio pé”, conta Kramer.
Com a nova construção, os turistas sentem-se mais confortáveis para visitar o espaço em família. O passeio foi erguido com novos caminhos de madeira e equipado com linhas de segurança e parafusos de aço. Ainda assim, temem que o volume de visitantes possa afetar a área.
O Caminho do Rei vai ser inaugurado a 29 de março e pode ser visitado entre terça-feira e domingo. Os bilhetes serão de graça durante seis meses e já existem 30 mil pessoas com visita marcada. Pode adquirir as passagens neste site e consultar o percurso aqui.
fonte:http://observador.pt/2015/03/12/vai-poder-voltar-vertigem-do-caminho-do-rei-percurso-pedestre-perigoso-do-mundo/

terça-feira, 10 de março de 2015

E de repente uma cidade aprendeu o alfabeto gestual

É uma campanha comercial, simples mas com grande impacto. Um jovem surdo descobre que toda a cidade aprendeu o alfabeto gestual e consegue comunicar com ele de igual para igual.
É daqueles casos em que a publicidade tom um papel social relevante. Uma campanha da Samsung na Turquia está a fazer mais pela empatia com os surdos do que muitas ações governamentais. A história conta-se depressa: num dia como qualquer outro, um jovem surdo desloca-se no seu bairro de Istambul e começa a perceber que todos com quem se cruza são capazes de comunicar através do alfabeto gestual. Até que chega a uma praça onde é saudado pela apresentação do novo serviço da Samsung – o centro de atendimento vídeo para quem é deficiente auditivo.
O vídeo demorou um mês a preparar, desde ensinar o alfabeto gestual aos figurantes à preparação das câmaras ocultas, comoconta a PCMag britânica. Mas valeu a pena, porque com eles a expressão “Um mundo sem barreiras” tornou-se realidade para Muharrem, pelo menos por um dia. Veja o vídeo, que vale a pena:


fonte:http://observador.pt/2015/03/09/e-de-repente-uma-cidade-aprendeu-o-alfabeto-gestual/