Esta afirmação não é mais de que perceber que cada meio de informação tem uma forma própria de narrativa e linguagem para atingir o publico alvo.
"De certa forma, o conceito de jornalismo encontra-se relacionado com o suporte técnico e com o meio que permite a difusão das notícias. Daí derivam conceitos como jornalismo impresso, telejornalismo e radiojornalismo." [MURAD 1999]
No mundo actual, um cidadão tem acesso a vários meios de informação. No entanto, a radio continua a ser a mais imediata, onde normalmente as noticias são transmitidas de 30 em 30 minutos ou de hora em hora, dependendo do alinhamento de cada emissão. A radio tem uma vantagem que as outros meios não tem: podem interromper a emissão a qualquer momento para comunicar uma noticia de ultima hora com grande impacto regional ou nacional. As notícias radiofónicas são simples, rápidas, dinâmicas e contém o essencial sem entrar em detalhes.
Já a Televisão associa o audio à visão mostrando com imagens, preferencialmente vídeo. O espectador fica com uma imagem mais detalhada sobre o que aconteceu. Uma desvantagem da Televisão é o limite de três programas informativos por dia, numa duração media de uma hora. Excepto, as Televisões informativas, como SIC Notícias, TVI24, RTP informação ou FOX News.
O Jornal impresso tem a desvantagem de ser "atrasado", isto é, as noticias desse jornal são do(s) dia(s) anterior(es),mas em contrapartida, a informação é apresentada de um modo mais detalhado e completo, proporcionando ao leitor uma melhor compreensão sobre a matéria, quase sempre acompanhado com uma ou várias fotográficas, imagens ou infografias.
Em jeito de conclusão, podemos afirmar que os três meios de informação são necessários, compatíveis e complementares, cumprindo na perfeição embora de maneiras diferentes a sua função... informar, formar e entreter.
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